A primeira legislação brasileira que abordou as armas de pressão foi promulgada em 2003. No entanto, o texto que tratava sobre a posse e comercialização de armas de fogo e munições, reservou apenas um dos 37 artigos para o tema. Por conta da possível utilização das armas de pressão em atividades criminosas, esses equipamentos e seus acessórios são controlados pelo Exército Brasileiro e sua venda é proibida para menores de 18 anos. Lá você encontra os melhores modelos, marcas e equipamentos, para você utilizar conforme suas necessidades, totalmente legalizadas e com nota fiscal.
RS tem 1,2 mil pedidos de auxílio em nome de pessoas mortas
O Airsoft é um esporte e hobby que vem crescendo em popularidade no Brasil e no mundo. Então, se você pratica airsoft e está planejando uma viagem de avião, pode estar se perguntando se é possível levar seu equipamento com você. Ou seja, os jogadores devem priorizar a honestidade, seguir as regras de segurança, praticar fair play e respeitar os limites de distância. Dessa forma, o que diferencia os modelos e seu modo de ação, são sua velocidade, precisão, força de disparos, etc. Além disso, armas a gás tendem a ter maior realismo, já que disparam as munições com mais força, semelhante aos modelos de fogo. Sendo assim, carteiras virtuais de identificação serão geradas por aplicativo móvel, contendo todos os dados cadastrados, reconhecimento fácil e o registro das armas.
Ponta Laranja
Dessa forma, elas podem ter sua comercialização feita de forma segura e legal. Utilize uma embalagem resistente, preferencialmente a case original do seu equipamento, para acondicionar as partes desmontadas e levar sua airsoft no avião. Então, certifique-se de que não há dúvidas sobre o conteúdo, facilitando a identificação do equipamento de airsoft.
– Arma de pressão adquirida para a atividade de Colecionamento ou Tiro Desportivo deve ser apostilada?
Isso ocorre devido à natureza realista das armas de pressão, que são semelhantes a armas de fogo reais. O Airsoft é um esporte de tiro, que simula situações de combate em locais designados para os jogos. Para garantir a integridade dos praticantes, a legislação do Airsoft é muito clara sobre a compra e transporte de armas, além do fardamento utilizado.
As armas de simulacro são réplicas de armamentos reais, mas que não são capazes de atirar. Elas são utilizadas somente em situações específicas e o seu comércio é proibido no Brasil, pois muitos assaltantes utilizam armas falsas para intimidar as pessoas nas ruas. Se você não conhece a regulamentação ou ainda tem dúvidas sobre ela, está na hora de tirar aquela pulga atrás da orelha.
Contudo, a principal característica do esporte é a ênfase na estratégia e no trabalho em equipe, proporcionando uma experiência realista de combate. Com isso, além dos praticantes de airsoft, os que são adeptos ao tiro esportivo também poderão ser prejudicados pela aprovação da lei, já que são eles que de fato utilizam equipamentos que disparam esferas de aço. A utilização de óculos de proteção é de extrema importância na prática do airsoft. As Armas disparam projéteis de plástico, conhecido como “BBS”, disparados em alta velocidade, que podem causar lesões oculares graves se não forem devidamente protegidos. A regulamentação de fato só ocorreu quase sete anos depois, quando, em 2010, o Ministério da Defesa lançou uma portaria para atualizar a legislação.
O uso dessas armas fora de ambientes especialmente designados representa risco para a segurança da população e pode causar confusões com armas reais, levando a situações perigosas e potencialmente fatais. Muitos participantes não usam óculos de proteção nesses ambientes e um tiro errado pode causar danos. O disparo só é permitido na linha de tiro própria para teste e cronagem dos equipamentos e isso exige o uso de óculos de segurança. De acordo com a legislação vigente, a fabricação de armas de pressão precisa de autorização do Exército. No Brasil, esses equipamentos só podem ser de calibre igual ou inferior a seis milímetros.
Porém, apesar da adrenalina, o airsoft é um esporte seguro quando praticado com responsabilidade e atenção às regras. Entretanto, equipamentos de proteção como óculos e máscaras garantem a segurança dos jogadores. Apesar dos donos de arma de pressão com uso permitido não precisarem de um guia de tráfego para o transporte do equipamento, eles devem obedecer a algumas regras para levar sua arma de um ponto a outro. Portanto, é fundamental consultar as leis específicas do país de origem, do país de destino e de quaisquer países pelos quais você possa fazer escala durante sua viagem. Levar seu equipamento de airsoft em voos internacionais pode ser uma tarefa complexa, pois as regras e regulamentações variam de acordo com o país de origem, destino e companhia aérea. Para garantir uma viagem tranquila e evitar problemas com as autoridades, verifique as leis do país que irá visitar e todas as regras sobre esse tipo de equipamento.
Vem com a gente, pois preparamos um verdadeiro guia para deixar você a par de todas as informações sobre a legislação do Airsoft aqui no Brasil. Arma de pressão adquirida para fins de colecionamento ou tiro desportivo deve ser apostilada ao Certificado de Registro do Colecionador ou Atirador Desportivo. Consulte as leis e regulamentações do país de origem e destino para evitar airsoft problemas. Informe a companhia aérea sobre o transporte de airsoft no momento da compra da passagem ou durante o check-in. Assim que chegar ao aeroporto, o ideal é que você vá direto ao guichê da companhia aérea e diga ao atendente, que você é esportista e que está com uma arma de pressão. É muito melhor que você diga arma de pressão do que Airsoft, assim não há brecha.
Além disso, cada equipamento terá um modo de ação, podendo ser spring (mola), gás CO2, green gas, ou modelos elétricos, com funcionamento a bateria. A honestidade também é uma característica imprescindível nos participantes. A munição utilizada não marca a área atingida (diferente do que ocorre no paintball), portanto, o participante precisa falar bem alto “morto” quando for atingido em uma parte do corpo ou na arma. Além disso, é necessário levantar os braços e colocar um pano vermelho na cabeça (denominado de Kill rag). O fabricante, comerciante ou importador deverá manter os dados do comprador e do modelo de arma vendido pelo prazo de 5 anos, para possível fiscalização das forças militares. Na ocasião, ficou estabelecido que são armas de pressão aquelas que “o princípio de funcionamento implica no emprego de gases comprimidos para impulsão do projétil”.
Existem dois tipos principais de locais para a prática do Airsoft no Brasil. Os mais comuns são os lugares que simulam a paisagem urbana, realizados geralmente em galpões ou prédios. Porém, também há a possibilidade de utilizar paisagens naturais, como em campings ou chácaras.